quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Passos iniciais no Writer

O Writer é um editor de texto similar ao MS Office Word. O Writer faz parte de um dos pacotes do BrOffice e é o mais utilizado pela comunidade Linux.
Nele podemos desenvolver documentos, tabelas, trabalhos escolares e muito mais.
Como usar o Writer:
Ainda existem muitas pessoas que tem dificuldades de trabalhar com o Writer devido ao costume de utilizar o Word. Realmente existe uma diferença bastante considerável. Mas isso não é motivo para desistir do uso do Writer, pois ele possui alguns recursos que pode ajudá-lo no desenvolvimento de suas atividades.
Aqui vai uma dica importante: Quando quiser acessar algum recurso do Writer e não sabe onde encontrá-lo, use o recurso de ajuda apertando F1(ajuda) com a janela ativa do programa, em seguida digite a palavra chave do recurso que deseja utilizar, por exemplo, você quer inserir sumário no documento, aperte F1 e na caixa de diálogo digite a palavra “sumário”, em seguida irá aparecer ao lado o caminho que deve percorrer para inserir o sumário.

A segunda opção é seguir “as placar para chegar ao seu destino”. Use o recurso visual para tentar localizar o que deseja. Veja as semelhanças que possui com o outro programa e tente achar o mesmo.
 Assim como um menu que tem várias categorias pra chegar a uma determinada opção, utilize dessa façanha para chegar no recurso desejado do Writer. Você precisa inserir uma tabela, como faria? Repare no que você quer, inserir alguma coisa. Veja se existe alguma opção de inserir, em seguida tente localizar a opção tabela. Do mesmo modo para gráficos, imagens, arquivos entre outros, tentando localizar pelos caminhos do programa.
Vejamos algumas características básicas do Writer.

 Na parte superior encontrará as funcionalidades básicas, como, formatação e alinhamento de texto, desfazer e restaurar, visualizar impressão, fonte do texto, abrir arquivo, salvar e muito mais.
Uma funcionalidade muito interessante é transformar o arquivo diretamente em PDF, uma coisa que em outros programas similares é necessário instalar plugins.
Quando salvar algum arquivo que irá ser aberto no Windows, não se esqueça de salvar na extensão correta.


De uma maneira geral a maior dificuldade de se trabalhar com o Writer é na questão de localizar suas funcionalidades, porém é possível trabalhar com Writer sem ter nenhum problema, isso pode variar de acordo com o tempo de utilização até se acostumar com essa ferramenta.

Não deixe de conferir outros artigos do Writer!





0 comentários:

Postar um comentário