sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Linux Educacional

O L. E. é um sistema operacional que foi desenvolvido para suprir necessidades de tecnologia de aprendizagem na educação.
Na maior parte dos municípios brasileiros já possui este sistema que auxilia o aprendizado dos alunos através do computador.
Seu objetivo é auxiliar os professores de diversas áreas com software específico de cada matéria com conteúdo em formato bem explicativo que envolve áudio e imagens.
Se você está utilizando esse sistema em sua escola e possui dificuldades para trabalhar com ele você está no lugar certo! Neste blog você encontrará todas as informações necessárias para que possa navegar pelo L. E. sem dificuldades.

Uma visão rápida do sistema:


Desktop:
Nesta tela principal você encontra na parte superior uma barra de acesso rápido a algumas funcionalidades do sistema como link para os sites Domínio Público e TV Escola. Também possui um menu de acesso rápido as ferramentas de produtividades que são muito úteis, como, editor de texto, editor de planilha eletrônica, apresentador eletrônico e entre outros.

Barra de ferramentas:
Nesta barra você encontra o status do computador onde indica sobre conexão, volume, data e horas do sistema. E também todos os programas em execução que estão abertos em janelas.

Menu Iniciar:
Este é o principal menu do sistema onde leva o usuário a qualquer parte do sistema.
Para quem está começando agora, uma das partes que você pode acessar com mais freqüência são:

Programas Educacionais:
Nesta parte você encontra todos os jogos e softwares educacionais disponível no sistema. Onde se encontra as atividades relacionadas às matérias escolares.

Ferramenta de Produtividade:
Assim como os aplicativos do pacote Office, em ferramentas de produtividade você encontra aplicativos com as mesmas funcionalidades como editores de planilha, texto, apresentação, banco de dados e entre outros.

Gráficos:
Editores de desenhos e imagens

Internet: 
Aqui está o configurador de rede que fica localizado também na barra de status do sistema e dois navegadores web, Firefox e o Konqueror.

Multimídia:
Neste menu você encontra editores de som e vídeo. Excelentes ferramentas para produzir arquivos multimídias com seus alunos.

Essas foram às principais partes do sistema para que você possa começar a utilizar as ferramentas básicas em sala de aula.
E não deixe de conferir os outros artigos do linuxeducacional.blogspot.

0 comentários:

Postar um comentário