sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Introdução a Micro Informática



Conteúdo programático:
  • Introdução a Tecnologia da Informação;
  • Do que se constitui um computador;
  • Diferença entre Hardware e Software.
Objetivos da aula:
  • Ensinar ao aluno o princípio de tecnologia e o funcionamento básico de cada uma delas.
  • Proporcionar conhecimento dos periféricos do computador e o funcionamento dos mesmos, hardware e software e sistema operacional.
______________________________________________________________
Introdução a Tecnologia da Informação











No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais.
Atualmente os computadores já está em todos os tipos de mercados existente, se denominando uma nova era da Tecnologia da Informação.

Mas o que vem a ser Tecnologia da Informação?
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.

Atividade:
Pesquisar quais são os tipos de recursos tecnológicos que permite armazenar, acessar e usar as informações.

Hoje vemos que as grandes empresas e o próprio governo tem investidos em equipamentos tecnológico para obter uma melhor gestão.
Tablet, celulares, smartphones, notebook, entre outros, são tecnologias de pontas que tem por consequencia a necessidade de se obter as informações de forma rápida e prática.
E porque tanta tecnologia da informação?
As empresas tem as informações como um dos seus principais patrimônio.
A partir das informações as empresas:
Tomam decisões;
Investem dinheiro;
Ganham dinheiro;
Gera empregos;
E muito mais.

Do que se constitui um computador
O computador se constitui de periféricos que são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. O primeiro Periférico criado foi por um cientista chamado Philipe Brusk .Os exemplos de periféricos são: impressoras, digitalizadores, leitores e ou gravadores de CDs e DVDs, leitores de cartões e disquetes, mouses, teclados, câmeras de vídeo, entre outros.
Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função periférica.
O mais utilizados são:
de entrada: basicamente enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador);
de saída: transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixa de som).

Software é um programa de computador ,é composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual.

O Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramento.

0 comentários:

Postar um comentário