quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Google Docs

Conteúdo programático:
•    O que é Google Docs;
•    Quais suas funcionalidades;
•    Aplicabilidade.
Objetivos da aula:
•    Ensinar ao aluno uma das ferramentas web oferecida pelo Google
•    Proporcionar conhecimento de computação nas nuvens

Atualmente se fala muito em computação nas nuvens. Esse conceito é dado pelo fato de você ter todos seus dados como, foto, vídeo, documentos, músicas entre outros estarem guardados em servidores em algum lugar do mundo onde você pode acessar de qualquer lugar e de qualquer dispositivo compatível com essa tecnologia.
Ainda não é muito utilizado, mas a tendência é que cada dia se coloca informações online para ser acessada de qualquer lugar no mundo, e uma das tecnologias que permite fazer isso é o Google Docs.

O Google Docs é uma das ferramentas do Google. Funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas, um editor de formulários e editor de desenho, ou seja, todos seus documentos, trabalhos de escola e arquivos podem ser feitos e editados diretamente pela internet sem precisar de salvar em um pendrive ou até mesmo em seu computador.
Imagine toda vez que precisar digitar um texto em seu computador e gostaria que outras pessoas pudessem ver ou te ajudar a fazê-lo ao mesmo tempo. Essa funcionalidade o Google Docs é capaz de fazer, trabalhar com arquivos compartilhados simultaneamente.
 
Acessar a ferramenta:
Para acessar o Google Docs é necessário que tenha uma conta no Google (caso não tenha é necessário criar) ou pode utilizar o mesmo e-mail do Orkut.

1º Entrar no site do Google (www.google.com.br) e clicar em “Mais” na barra superior e clicar em “Docs”;

2º Inserir o e-mail e a senha para entrar no Google Docs;



3º Após entrar na página você irá ver alguns recursos que estão disponíveis para criação e manipulação dos arquivos. Iremos criar um arquivo de texto. Clique em “Criar novo” em seguida “Documento”.



4º - Na próxima página você verá algumas semelhanças com o editor de texto que você trabalha. As funcionalidades básicas são as mesmas, como: fonte, tamanho, negrito, alinhamento, inserir imagem, marcadores e muito mais.



Atividade:
Desenvolver um texto e formatá-lo utilizando as ferramentas do Google Docs e inserir figuras que ilustra o texto.

5º Uma das partes mais interessante do Google Docs é o compartilhamento do arquivo. Clique no canto direito em compartilhas arquivo, mas não esqueça de colocar um título na barra de cima.
Agora é só colocar o e-mail dos alunos que desejam compartilhar o arquivo. A notificação irá chegar por e-mail para que possam acessar o arquivo compartilhado.

 Agora você passar atividades para que os alunos façam utilizando o Google Docs.

Explore outros editores de arquivos do Google Docs para estar passando para seus alunos.

0 comentários:

Postar um comentário