quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Guia de instalação do Linux Educacional 3.0 versão desktop

Esta versão do Linux Educacional é para computador comum, onde não possui múltiplas telas e nem a necessidade de instalar licença para o uso do mesmo.
Caso ainda não tenha esta versão de instalação para desktop clique aqui para fazer download.
Antes de começar a instalação verifique se o computador a qual irá instalar o sistema está inicializando (boot) pelo CD/DVD.
Ligue o computador e pressione a tecla Del ou F2 para entrar na BIOS do computador. Após ira abrir uma tela semelhante a figura abaixo. Lembrando que pode variar de acordo com o fabricante da placa mãe de seu computador.


Selecione a opção “Boot” com a seta do teclado.

Em seguida realize a alteração colocando o CD/DVD em primeiro lugar na lista. Para colocar vá com a seta do teclado até o CD/DVD e aperte a tecla + para subir ou a tecla “pageUp”.

Insira o CD pressione F10 para salvar as configurações da BIOS e reinicie o computador.
Quando iniciar pelo CD do Linux você pode escolher algumas opções de utilização do CD.

A primeira opção “Testar Linux Educacional 3.0 sem alterar o seu computador” é apenas para testar o sistema, sendo que ele não fica instalado no seu computador, você pode usar a vontade e quando reiniciar seu computador volta a ser o que era antes sem qualquer alteração.
Mas nosso objetivo é instalar no computador, então escolha a segunda opção “Instalar o Linux Educacional 3.0”. Selecione com a seta do teclado e aperte enter.
Agora o sistema irá carregar na memória os arquivos de instalação.


Na próxima etapa é definido o idioma que irá utilizar, selecione e clique em avançar.

Nessa página é a configuração do fuso horário. Selecione qual é utilizado em sua região e clique em avançar.


Selecione o modelo do teclado

Na próxima página o sistema te dá duas formas de instalação, a primeira é usada caso queira a instalação completa no HD, a segunda se deseja fazer alguma outra alteração quanto ao um espaço reservado ou se quiser deixar espaço para outro sistema operacional como o Windows.


No próximo passo você irá inserir informações como seu nome, senha e nome do computador. Feito isso clique em avançar

Verifique se os dados de instalação estão corretos e clique em instalar


Agora aguarde até o final da instalação


Reinicie o computador


Feito todos os procedimento acima, seu computador já possui o Linux Educacional. Agora é só desfrutar das funcionalidades deste sistema.


Não se esqueça de deixar seu comentário.
Abraço



2 comentários:

BOM DIA !!
Ademar gostaria de saber por que quando a máquina da o boot e pede para instalar o LE 3.0 ai fica com a tela toda desconfigurada com linhas na diagonal e fica aparecendo uma linha sim e outra não e não tem como prosseguir.
Obrigado.
ademarjcunha@hotmail.com

tenta instalar outro sistema operacional (windows) pra ver se consegue chegar até o fim da instalação, se não conseguir pode ser problema no seu HD, ou tente gravar em outro DVD, talvez o DVD de recuperação pode estar danificad

Postar um comentário