quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Motivação em sala de aula


O nosso jeito de trabalhar nem sempre agradam todos os alunos, por mais que sejam da melhores das intenções, acabamos oferecendo atividades que ele não se sinta muito motivado para fazer.
Quando isso acontece até nós mesmo ficamos desmotivados devido à reação do aluno. Mas o que fazer perante essa situação?
Existem muitas formas de ensinar ao aluno coisas complexas de uma forma bem simples. Precisamos enxergar como aluno ter essa percepção de aprendizado.
Sempre somos motivados quando algo nos surpreende nos instigando para fazer alguma coisa diferente. Isso acontece quando temos a capacidade de realizar o desafio proposto.
Para motivar um aluno também não é muito diferente, ele precisa ver algo novo que possa inspirá-lo a alcançar sua realização.
Na maioria das vezes sempre temos um padrão de aula que seguimos a tempo. E com isso os alunos vão se acostumando com esse modelo e acabam caindo na rotina. Faça algo diferente para seus alunos.

Use figuras e cartazes:
Se você costuma encher o quadro de texto, comece a trazer figuras que ilustram o conteúdo da sua aula, nem todos os alunos conseguem aprender através de texto, por isso use recursos visuais para atraí-lo e motivá-los a aprender.

Conte uma história:
Todos nós gostamos de uma boa história, se ela for muito boa mesmo nunca mais esquecemos. Crie história para os alunos que traz o contexto de sua aula. Independente da matéria lecionada sempre é possível alcançar o aluno através de uma história que ilustre a matéria. Sendo assim você pode usar de figuras para contar história.

Um desafio é sempre bom:
Os alunos gostam muito de ser desafiados para realizar alguma coisa. Isso é bom por que nos dá uma margem para possamos trabalhar em cima de desafios voltado ao meio acadêmico, como, fazer uma experiência na aula de ciências, resolverem um problema de matemática, encontrar uma cidade no mapa durante a aula de geografia, descobrir coisas do passado na aula de história e muito mais.
Sempre haverá uma forma de desafiarmos nossos alunos com o propósito de fazê-lo aprender cada dia mais.
O que não podemos fazer é ficar de mãos atadas com nossas maneiras tradicionais de ensinar.

0 comentários:

Postar um comentário