sábado, 19 de novembro de 2011

Instalando licença no Linux Educacional


Quando se formata um computador com Linux Educacional na escola zeramos totalmente o HD sem ter a possibilidade de obter qualquer informação que esteja antes da formatação, onde se perde a licença de utilização do sistema.
Nas escolas que possui laboratório do programa Proinfo Urbano do Governo Federal, existe um gabinete para dois ou três monitores que chamamos de terminais cujo acesso ao sistema é dado pelos logins aluno1, aluno2, aluno3 e professor. Porém existe uma licença que deve ser instalada no sistema, caso não seja instalada uma tela de erro é exibida pela 1º vez com um contador de 30 segundos informando a necessidade de instalar a licença, após o contador de 30 segundos é exibido de 10 segundos. Se a licença não for instalada essa tela de erro sempre aparecerá em todas as telas dos terminais.




Para que esse erro seja corrigido siga as instruções para a instalação da licença:
Obs.: O computador na qual será instalada a licença tem que estar obrigatoriamente conectado com a internet, caso contrário não será possível a instalação com este método.
1º Clique em Iniciar, Sistema, opção “Userful Control Painel”;
2º No campo senha digite qwe123 (senha root).

No painel de controle Userful clique na opção “Instalar licença”



3º O sistema fará conexão automaticamente;

 
4º Ao finalizar, o sistema apresentará uma janela como a mostrada abaixo com a informação de que a licença foi instalada com sucesso;


5º Para confirmar a instalação da licença clique na opção “Detalhes da Licença”.

Essa é a forma mais simples para a instalação da licença, porém podem ocorrer alguns erros na instalação da licença que fará com que o usuário faça uma solicitação pelo navegador web utilizando um e-mail que receberá um código para a instalação da licença.





12 comentários:

Valew essa informação foi muito util

estou tentando fazer isso poré o painel de controle simplesmente não abre. o que eu faço?

Olá Diego

tente logar em outro usuário, e repita o procedimento, as vezes alguns login não responde a uma determinada tarefa.

abraço

Depois de alguns segundos o monitor fica preto a fala sobre resolução de tela mas não consigo mudar as configuraçoes aparece modulo de controle orfão o que eu faço?

Bom dia! Jonatas infelizmente este procedimento só dá certo quanto a placa mãe não foi trocada tenho aqui no município problemas com várias estações e não consigo a solução, você pode me ajudar?

Bom dia a todos!!

Minha situação é a seguinte, sou contratado recentemente, ao verificar o PC, ví que tinham formatado o HD, porém não fizeram Backup, ao assumir, fiz todas as instalações até mesmo o userful para o pregão 68/2009, mas o que está me faltando é a licença do mesmo, pois pesquisei na internet, achei algumas licença, mas não é compativel com meu MAC, por favor se alguém tiver como me ajudar a conseguir a licença fiquerei muito grato.
Att.

Wallace

Aqui nos terminais do Linux 4.0 é fácil: Basta se logar como professor, depois vai lá no userful control painel e digita professor e conclui como está postado no blog

Bom dia, tenho um equipamento com placa mãe nova, realizei o procedimento informado com senha professor, mas na atualização acusa erro ao final, marquei a opção multiterminal mas nada, então fiz contato com fabricante que me gerou um arquivo com licença atualizado com novo endereço MAC, realizei substituição do arquivo 1box.info na pasta aonde fica a licença mas não funcionou nenhum terminal, somente a CPU principal. Alguém sabe o que fazer?

Cara formatei um PC aqui e instalei o LE 3.0, porém não tenho essa ferramenta (Userful Control Panel) na lista. É a primeira vez que estou trabalhando com L.E...Obrigado!

no meu pediu chave do produto, por que será
será que tem algo errado

Eu também formatei e instalei o LE3.0 pelo DVD, mas a ferramenta (userful control panel) não foi instalada junto! E não consigo encontrá-la em lugar nenhum!

Boa tarde. Consegui encontrar o Userful Control Panel. No Google Code Archive, é um arquivo zip de nome umx-le30.

Postar um comentário