terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Erro: Dispositivo não Licenciado

Nos laboratórios de informática (proinfo) tem acontecido um erro nos terminais que apresenta a seguinte informação:"Dispositivo não licenciado"
Isso ocorre quando o sistema não consegue identificar licença para outro terminal. Geralmente acontece com máquina que possui três terminais, porém pode ocorrer com dois terminais.
Já fiz várias pesquisas a respeito deste erro, porém as soluções são bem diversificadas, nem sempre funciona com a mesma máquina.
Há quem diz ter solucionado este problema simplesmente desconectandos os cabos e inserindo-o novamente no computador, outro ter reinstalado a lincença pelo Userfull (clique aqui para saber como instalar a lincença).

Nesta postagem gostaria de compartilhar uma POSSÍVEL solução para resolver este problema. Desde que comecei a usar este método a máquina não voltou a ter o problema, porém pode acontecer de não funcionar.
1º Reinstale o Linux Educacional utilizando o DVD de recuperação multiplay (caso não tenha clique aqui para abaixar);
2º Ao iniciar iniciar o sistema verifique as configurações para que o mesmo esteja conectado à internet. Após a formatação todos os terminais deverão funcionar corretamente, caso não aconteça verifique se os cabos estão conectados corretamente.
3º Conectado a internet, instale a licença na máquina(clique aqui para saber como instalar a lincença) e reinicie o sistema.
Obs.: Caso você reiniciar a máquina antes de instalar a licença, tem grande chances do problema voltar. Não se esqueça de instalar a licença antes de reiniciar.

Caro leitor, caso você tenha encontrado uma outra solução não deixe de escrever no blog.
Sua participação é muito importante




7 comentários:

Olá :)

Dica muito boa! Agora, qndo acontecer não vou precisar mais encher meu namorido... Hehehe

Beijinhos

Obrigado Jeh Pagliai!
Fique avontade no blog para tirar suas dúvidas e também colaborar conosco.

att,

Olá amigos eu trabalho na parte técnica de informática de uma prefeitura, que tem alguns laboratórios de informática em escolas com esse sistema Linux Educacional 3.0, estou enfrentando alguns problemas e gostaria de pedir a ajuda de voces. meu problema é o seguinte tem um laboratório com mas ou menos umas 10 maquinas composta de 2 monitores por maquina funcionando com multi terminais, em algumas maquinas apenas um dos terminais dá video e a outra não aparece nada na tela tenho uma 4 terminais com esse problema e uma maquina com o Loguin escola que não abre com essa senha.
Att: Fabio Bitencourt
Muito OBRIGADO

Olá Amigo
É o seguinte, esse problema que vc está passando também deparei com eles depois de um tempo de uso das máquinas.
Esse problema é a placa de Vídeo PCI Dual TN502 que parou de funcionar.
Encontrei 2 maneiras de resolver esse problema.
1º Abrir a máquina e dar uma limpeza geral e depois formatar novamente com o Disco de recuperação;
2º Atualizar para o 4.0.

É claro que nem sempre essas duas opções pode irá resolver seu problema, então seria o caso de vc comprar outra placa de Vídeo Dual TN502 da Thin Network.
Abraço

Boa Noite, aos amigos..
Bom estou com o seguinte cenário de problema
Cenário - Cliente ProRural, possui ATIRadeon ATI Rage XL -Single/Quad nVídia. Possui 5 licenças ja configuras.
Problema - dos 4 terminais somente um não apresenta sinal de video. ja troquei com outros terminal funcionando, e o que estava funcionando parou de mostrar sinal de video, e o que não funcionava, funcionou sem problemas.

Estou meio perdido nessa conto com a ajuda de vocês...

Amigo, tente resetar a placa de vídeo pelo painel userfull, na parte de baixo tem a opção "resetar todos os monitores" e depois reinicie o sistema.

Att,

Atualizei meu laboratório para LE 4.0 e algumas maquinas não instala licença do multiuser, alguém sabe como resolver isto ?

Postar um comentário