sexta-feira, 18 de novembro de 2011

História do Linux

Em meados da década de 70, o software era apenas um detalhe que acompanhava o equipamento de hardware, no entanto era dado muito valor as máquinas na quais as empresas e grupos de pesquisadores investiam muito dinheiro. O software era parte integrante e exclusiva daquela máquina onde não poderia ser executado em outro computador devido ao seu código fonte que era direcionado àquele equipamento de hardware.



No entanto as empresas e universidades trocavam softwares e códigos entre si, sem se preocupar com licenças e direitos autorais porque sabiam que seus softwares eram direcionados aos seus respectivos equipamentos de hardware.

Na metade da década de 70 deu se o início da comercialização de licenças e os direitos autorais para códigos de software escrito, que ocasionou a motivação para um movimento organizado pelo Software Livre.

A história do software livre começa com o sistema operacional Unix, que teve um conceito fundamental de portabilidade, onde o código desenvolvido poderia ser executado em outros computadores sem que alterasse grande parte do código.

Baseado em Unix, foi desenvolvido o Minix que era um software livre e com seu código fonte aberto. Foi criado diretamente para fins educacionais que proporcionava aos programadores com grande experiência estudar o Unix.

Um estudante de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia chamada Linus Torvalds teve a idéia de criar um sistema mais poderoso que o Minix. Para que sua idéia fosse divulgada ele envia uma mensagem através da Usenet (uma espécie de antecessor da Internet)

Mensagem do Linus Torvalds:

“Você sente falta dos dias do Minix/1.1 quando homens eram homens e escreviam seus próprios drivers? Você está sem nenhum projeto legal e está
ansioso para mexer num sistema operacional que você possa modificar
para atender às suas necessidades? Você está achando chato quando tudo
funciona no minix? Não ficar mais a noite inteira tentando arrumar
um programa legal? Então esta mensagem pode ser para você. Como eu disse há um mês (?) atrás, eu estou trabalhando numa versão
grátis dum similar para o Minix, para computadores AT-386. Ela
finalmente atingiu o estágio onde já é usável (apesar de talvez
não ser, dependendo do que você quer), e eu estou a fim de colocar
(online) o código fonte para uma distribuição melhor. É apenas a ver-
são 0.02 (com mais um patch) mas eu já rodei bash/gcc/gnu-make/gnu-sed/
compress dentro dela. Códigos fontes para este hobby meu, podem ser encontradas em nic.funet.fi (128.214.6.100) no diretório /pub/OS/Linux. O diretório também contem alguns arquivos README e um conjunto de arquivos para permitir trabalho no Linux (bash, update e GCC, o que mais você queria? :-). O código-fonte do kernel está disponível por inteiro, porque nenhum do código do Minix foi usado. Os códigos-fontes das bibliotecas são apenas parcialmente abertos, portanto não podem ser distribuídos.O sistema pode compilar "como está" e é provado que funciona. (hehehe). Código-fonte dos programas (bash e gcc) podem ser encontrados no mesmo FTP em /pub/gnu PERIGO! AVISO! NOTA! Este código fonte ainda precisa do Minix/386 para compilar (e o gcc-1.4.0, ou o 1.3.7, não testei) e você precisa do Minix para configurá-lo, então ele ainda não é um sistema por si só para vocês que não tem o Minix. Eu já estou trabalhando nisto. Você também precisa ter um jeito hacker (?) para configurá-lo, então para aqueles torcendo
por uma alternativa ao Minix/386, me esqueçam. Ele é atualmente para
hackers com interesse no 386 e no Minix.

O sistema precisa de um monitor EGA/VGA e um disco rígido compatível (IDE
serve). Se você ainda está interessado, pegue no FTP o readme/relnotes
e/ou me mande um e-mail para saber mais. Eu posso (bem, quase) ouvir vocês perguntando para si mesmos: porquê? O Hurd vai sair em um ano (ou dois, ou em um mês, quem sabe), e eu já tenho o Minix. Este é um programa feito por e para hackers. Eu gostei de fazer ele, e alguém pode começar a olhá-lo e até mesmo modificá-lo às suas necessidades. Ele ainda é pequeno para entender, usar e modificar, e eu estou otimista em relação a algum comentário que vocês tenham a fazer. Eu também estou interessado em alguém que tenha escrito alguns dos utilitários/bibliotecas para o Minix. Se o seu trabalho pode ser distribuído publicamente (registrado ou mesmo domínio público), eu gostaria de ouvir comentários de vocês,e para que eu possa adicioná-los ao sistema. Eu estou usando o Earl Chews estdio agora mesmo (obrigado, Earl, por um sistema que funciona), e trabalhos similares seriam bem-vindos. Seus (C)'s obviamente serão mantidos. Me deixe uma mensagem se você quer deixar que a gente use seu código.”

A citação a acima mencionada foi escrita por Emerson Alecrim e publicada em 30/06/2003 e atualizada em 12/09/2004. Em 1989 foi disponibilizado por Linus uma versão do kernel (núcleo do sistema operacional 0.02) e prosseguiu em seu projeto até 1994 onde forneceu a versão 1.0. Este kernel que Linus Tovalds desenvolveu é o núcleo do sistema, onde posteriormente foram inclusas interfaces gráficas como: KDE, GNOME, etc.

Estas interfaces gráficas são relacionamentos feitos por servidores de janelas. O objetivo é fornecer acesso aos dispositivos existentes em seu computador (mouse, teclado) e também tornar um ambiente agradável para a manipulação de aplicações através de componentes chamado janelas.

0 comentários:

Postar um comentário