Dicas de aula

Ensine Google Docs para seus alunos.

Gota D´agua

As assinaturas do Movimento Gota D'Água serão levadas ao Congresso pelos próprios artistas.

Motivação em sala de aula

Eles precisam de algo diferente.

Linux Educacional

Conheça melhor...

Vamos comemorar

20 anos de Linux! 20 anos de Liberdade!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Instalando programas pelo Adept


Instalar programas pelo Gerenciador Adept é uma opção bem prática para localizar o software e em seguida instalá-lo no Linux Educacional.
Nesse artigo iremos aprender o passo a passo da instalação de um programa. No caso iremos instalar o Gcompris.



1º - Inicie o programa clicando no “Iniciar”, em seguida “Adicionar e Remover Programas (Adept)”.


2º - Entre com a senha root. Se estiver na escola use a senha “qwe123” caso contrário use a senha do login do usuário.


3º - Na tela inicial do programa existem algumas opções que irão auxiliar na instalação do programa.


Na seleção vermelha onde iremos colocar o nome do programa a ser instalado
Seleção amarela faz o filtro de informações da seleção preta, onde irá aparecer com as caixas selecionadas.
A alça azul serve para ocultar e exibir as barras.

4º - Iremos digitar o nome do programa na barra de pesquisa.


Repare que não foi necessário digitar o nome completo do Gcompris. Na primeira linha da coluna “Pacote” aparece o nome do programa que deseja instalar, na segunda coluna “Estado” o status está “não instalado”

5º - Clique em “gcompris” que está na primeira linha


Clique em solicitar instalação (seleção vermelha), em seguida clique em “Aplicar mudanças” (seleção preta).

6º - Aguarde o processo de instalação


7º - Aguarde o processo de carregamento do programa


8º - Após o termino do procedimento de instalação, veja se o programa foi instalado com sucesso.


Caminho do programa: iniciar-> programas educacionais -> Português


Seguindo este procedimento você conseguirá instalar qualquer programa compatível com o Linux Educacional.






Download de software para Linux

StarDict 3.0.1

Com StarDict, um poderoso dicionário multilíngüe, você pode ver o significado das palavras ou traduzi-las de maneira intuitiva e rápida, em praticamente todas as línguas. Para isso, basta fazer o download da língua desejada e adicionar na base de dados do dicionário.
Tam.:1,60 MB Download (X11 - via apt)

Extcalc 0.9.2

Extcalc é uma calculadora científica desenvolvida para a plataforma Linux, possuindo várias funcionalidades interessantes e úteis para pessoas que necessitam utilizar uma aplicação matemática.
Tam.:1,16 MB Download (X11 - via apt)

SpeedCrunch 0.11.0 Alpha

 Para trabalhar bem com uma calculadora, você precisa contar com umaboa referência de apoio. SpeedCrunch é uma calculadora científica quelhe permite consultar um livro confiável com as principais formulas,funções e constantes matemáticas. Agora ficou bem mais fácil estudar eresolver seus resultados.
Tam.:2,46 Download (X11)

Gnome Chemistry Utils 0.13.2

Gnome Chemistry Util é um conjunto de ferramentas desenvolvido para estudantes, professores e pesquisadores da área de química. Através dele, é possível realizar cálculos, ver moléculas em 3 dimensões, gráficos e vários outras de representações gráficas.
Tam.:5,35MB Download (X11)









Download de software - Editores de audio para Linux

Kwave 0.8.3-2

Kwave é uma ótima opção de aplicativo para quem está procurando um editor de áudio rápido e eficiente. Com ele o usuário pode inserir vários efeitos ao arquivo editado, além de copiar, colar e deletar qualquer parte do arquivo. Soltando a imaginação é possível criar remixes do jeito que você desejar.

Tam.:17,40 MB Download (X11/KDE - via apt)

 

Audacity 1.3.12

Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixe faixas ou aplique efeitos na gravação — tudo com muita "audacidade"!

Tam.:17,41 Download (X11 - via apt)

Jokosher 0.11.5

 Jokosher possui um mecanismo avançado para a gravação de áudio em tempo real. Através dele, é possível capturar o instrumento de entrada, selecionando, através do próprio programa, a melhor configuração que se adéqua ao som que está sendo produzido no momento.
Tam.:1,17 MB Download (X11)

Effector MP3 1.0

O Effector MP3 é uma espécie de editor de áudio muito simples, que trabalha apenas com o formato MP3. Ele funciona usando a plataforma Adobe AIR e com ele, é possível modificar alguns aspectos da equalização de arquivos nesse formato ou ainda eliminá-los totalmente.
Para realizar essas modificações você deve trabalhar com quatro bolhas de luz, as quais você pode movimentar pela janela do programa livremente. De acordo com a direção para a qual você as move o efeito relacionado fica mais forte ou mais fraco.
Tam.:190 KB Download  (X11)

SndBite 3.3

SndBite é basicamente um editor de áudio, que possui como principal função dividir arquivos de músicas grande em partes menores. Seu principal uso é destinado para a extração de frases presentes em diálogos, permitindo que as mesmas sejam editadas e reproduzidas de forma diferente  da original.

 Tam.: 2,20 MB Download (X11)

 Traverso Daw 0.49.1

Traverso Daw é um software com licença GPL, ou seja, é um software livre, cuja função é a gravação e edição de arquivos de áudio, permitindo o trabalho com múltiplas trilhas. Ele é recomendado tanto para usuários profissionais quanto para usuários domésticos.

Tam.:1,34 MB Download (X11/KDE/Gnome)





Download de software - Editores de imagens para Linux

Pinta 1.0

O programa é uma espécie de junção do GIMP com o Paint.NET e promete descomplicar muito a sua utilização enquanto edita as imagens. Apesar de não ter todas as suas funcionalidades ativas, o Pinta consegue desempenhar muito bem aquelas que já estão disponíveis para uso. Entretanto, é preciso lembrar-se de um detalhe importantíssimo antes de sequer fazer o download do instalador do programa.

Tam.:832 KB Download (X11/KDE/Gnome)

 The GIMP 2.6.11

GIMP é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program. É um programa distribuído gratuitamente para composição e tratamento de imagens.
Pode ser usado como um simples programa para desenho, para edição avançada de fotografias, para  renderização em lote de imagens ou para converter formatos de imagens.
Tam.:17,70 MB Download (X11)

Xara Xtreme 0.7

Poderoso editor de desenhos vetoriais, Xara Xtreme, também conhecido como Xara LX, é um programa para a criação de gráficos avançados.
Xara Xtreme é um pioneiro das tecnologias gráficas hoje tão comuns, do primeiro vetor anti-aliasing a primeira transparência de vetor, incluindo transparência gradativa. Esta última versão continua inovando com decoração de vetor em tempo real.

Tam.:17,70 MB Download (X11 - via apt)

GIMPShop 2.2.11

GIMPShop é uma modificação do famoso editor de imagens, o GIMP, para deixá-lo com a cara do Adobe Photoshop. Visualize, aplique efeitos, distorça, faça o que você puder imaginar com imagens e fotos, através deste avançado editor, agora com uma interface ainda melhor.
Tam.:11 MB Download (X11/KDE/Gnome)


CinePaint 0.22.1

 CinePaint é mais do que um programa de edição de imagens profissional, ele é um conjunto de ferramentas precisas, reunidas para possibilitar o trabalho dos usuários mais exigentes podendo ser usado para diversos tipos de ambientes, dos mais simples até estúdios cinematográficos.
Tam.:11,80 MB Download (X11)

Inkscape 0.48.2

O que acha de criar imagens vetoriais em um software profissional, completo e totalmente grátis? Então não deixe de aproveitar o que o Inkscape têm a lhe oferecer.
Assim como seus concorrentes da Adobe e Corel, é recheado de ferramentas avançadas para a edição e desenvolvimento de desenhos vetoriais profissionais. Sua interface mantém o estilo dos softwares do gênero, porém com atalhos mais práticos para algumas funções.
Tam.:25 MB Download (X11)

 











Download de software - Editores de vídeo para Linux

KDEnlive 0.8.2

 Editor de vídeo não linear, KDEnlive é um aplicativo do ambiente gráfico KDE. Este software providencia gerenciamento de projetos e ferramentas de edição enquanto utiliza um renderizador separado (atualmente o PIAVE) para executar operações de edição.

Tam.:4,88MB Download (X11)

Avidemux 2.5.5

 Avidemux é o tipo de ferramenta ideal para isso, apresentando tarefas simples, permitindo que você escolha partes dos vídeos, faça correção de cores mal reguladas e muito mais. Com uma interface intuitiva, os usuários não vão encontrar complicações para utilizar o sistema. Além da edição normal, é possível utilizar o Avidemux como um conversor de vídeo, já que existem opções de “Output” (Saída) do vídeo.
Tam.:15 MB Download (X11)


Cinelerra 4.3

 Cinelerra é um editor multimídia para Linux, possuindo diversos recursos interessantes, como captura, composição e edição de áudio e vídeo. O programa em si utiliza todos as funcionalidades oferecidas pela biblioteca gráfica OpenGL.
Tam.:76,68 MB Downlad (X11/KDE/Gnome)

LiVES 1.4.8

LiVES é um editor de vídeos gratuito, que possui muitas funcionalidades e recursos especiais, colocando-o em um patamar profissional. Através dele, você pode importar vídeos de diversos formatos, modificando-os conforme seu gosto. Você pode editar desde pedaços inteiros de arquivos até pequenos frames.
Tam.: 3,06 MB Download (X11/KDE/Gnome)

Kino 1.3.4

Proporcionando gravação, criação, edição e reprodução de vídeos gravados com filmadoras DV, Kino é um software para manipulação de vídeos e filmes. Para facilitar a vida do usuário, a maioria dos comandos de navegação foram mapeados para o teclado. 

Tam.:10,58 MB Download (X11)

 







Download de software para Windows

FastDic - Dicionário Eletrônico Inglês / Português 0.2.7

O FastDictionary 2007 é um dicionário eletrônico Inglês/Português diferente. Ele permite que as palavras sejam consultadas sem que o usuário precise sair do aplicativo que esteja utilizando. Este recurso faz dele uma preciosa ferramenta para quem navega na Internet ou está constantemente lendo textos na língua inglesa.

Tam.:10,80 Download 

Aulete Digital

O Aulete Digital é a versão para computadores do dicionário Caldas Aulete, criado no final do século XIX e que teve sua última versão impressa na década de 80. O projeto conta com mais de 200 mil verbetes da versão impressa e 86 mil verbetes contemporâneos. Esta última seção do projeto conta com a participação do usuário, que pode corrigir, ampliar e acrescentar novos verbetes e significados diferentes.

Tam.:26,80 MB Download

QuipTabela 4.01

Tabela Periódica dos Elementos Químicos com diversos recursos para cada elemento. Nesta versão do programa você poderá encontrar histórico dos elementos, fontes de obtenção, aplicações dos elementos e de seus compostos, também é possível encontrar seções com biografias de cientistas que entraram para a história da Química, entre eles, descobridores de elementos químicos da Tabela Periódica. Você também poderá criar gráficos e tabelas para analisar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos e buscar por elementos químicos.

Tam.:4,30MB Download 

 SOFA 1.0 Beta 4

SOFA é um programa voltado para o desenvolvimento de simulações de objetos tridimensionais, sendo mais indicado para trabalhos técnicos na área médica.
Através de uma arquitetura especial de simulação 3D, o programa proporciona um ambiente de criação avançado, com interatividade aos modelos desenvolvidos e resultando numa poderosa ferramenta de pesquisas e estudos anatômicos.

Tam.:38,20 MB Download

Speed Agenda 1.2

Speed Agenda, como seu nome já diz tudo, é uma agenda eletrônica que vai garantir muito mais agilidade e praticidade na organização de lembretes e anotações de compromissos.
Para isso, ela traz em uma interface bastante simples e objetiva quatro ferramentas úteis para o dia-a-dia: agenda de compromissos, despetador, agenda telefônica e bloco para anotações.

Tam.: 1,20 Download

Microsoft Calculator Plus

Microsoft Calculator Plus é uma nova calculadora criada pela Microsoft para substituir a já antiga e um pouquinho enjoada calculadora tradicional do Windows. Ela oferece as mesmas funções que você já está acostumado, com os modelos Padrão (Standard), Científica (Scientific) e para Conversões (Conversion).

Tam.:475KB Download (somente para XP/2003)

calcAnt 3.3.2

Quem nunca se perdeu fazendo uma conta na calculadora levanta a mão! É claro que se você é um usuário assíduo de calculadoras no PC certamente nunca fez isso, porém a maioria dos mortais já teve que voltar e fazer todos os cálculos novamente. Para que isso nunca mais se repita você pode contar com a calcAnt. Este aplicativo aparentemente simples conjuga duas das maiores invenções no quesito produtividade: Bloco de Notas e Calculadora.

Tam.:555KB  Download






Download de software - Editores de audio para Windows

Audacity 1.3.13 Beta

Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixe faixas ou aplique efeitos na gravação — tudo com muita "audácia"

Tam.: 11,30 Download 

 Free Audio Editor 2011 7.3.6

Edição de áudio não é tarefa fácil para qualquer um. Editores profissionais estudam anos até encontrarem seus métodos para que consigam obter bons resultados, isso sem falar nos equipamentos necessários, que envolvem desde mesas profissionais, até pedais de efeitos e sintetizadores supercomplexos com várias opções de digitalização.

Tam.:21,90 MB Download

EXPStudio Audio Editor Free 4.32

Com EXPStudio Audio Editor Free você pode editar arquivos de áudio numa prática janela com a onda sonora e efeitos de zoom. Grave novos arquivos a partir de um microfone ou qualquer outro dispositivo de entrada para editá-lo visualmente com recursos de cortar, copiar, deletar silêncio, colar do arquivo e mixar.

 Tam.:5,73 Download

Let´s Mix Editor 2.0.2

O Let’s Mix Editor é um programa de mixagem que tem como público-alvo o usuário inexperiente, que gosta de brincar um pouco com alguns aspectos do áudio.

Tam.:32,30 Download




Download de software - Editores de imagem para Windows

The GIMP 2.6.11

 Atualmente no mercado há inúmeros softwares para o tratamento e edição de imagens profissionais, no entanto a maioria deles são pagos e geralmente muito caros.
Para a felicidade dos usuários foi desenvolvido o The Gimp, um poderoso e avançado editor de imagens, assim como o Adobe Photoshop, porém de código aberto e totalmente gratuito.
 Tam.: 19,40 Download


 Shutterfly Studio 1.7

O que há de mais inovador na área de gerenciamento e organização de imagens encontra-se neste poderoso visualizador, que além do mais, oferece diversas funções adicionais para obter controle total sobre as imagens, dispondo de ferramentas profissionais.
 Tam.: 9,84 MB Download

Paint.NET 3

Atualizações são sempre necessárias, correto? Por isso os editores de imagem estão sempre sendo atualizados e aprimorados pelos seus desenvolvedores. Isso acontece com o Photoshop, GIMP e não poderia ser diferente com o Paint.NET. A última versão lançada recentemente trouxe uma série de novidades muito interessantes ao programa. Para quem gostaria de ter mais efeitos, possibilidades e controle de renderização e fontes o novo Pain.NET é ideal.

Tam.: 3,55 MB Download 

PhotoPlus 6.0

 PhotoPlus é um editor de imagens repleto de funções com qualidade para você personalizar suas fotos e deixá-las ainda mais lindas. Espinhas, olheiras, olhos vermelhos e diversos outros pequenos detalhes podem ser removidos com o auxílio desta ferramenta. Para quem deseja ficar sempre bonito nos álbuns do Orkut, por exemplo, vai adorar os recursos disponíveis.
Tam.:19,40 MB Download

Image Analyzer1.33

 Image Analyzer é um programa avançado para edição e otimização de imagens. Ele contém todos os recursos encontrados nos programas mais tradicionais combinados com mais alguns nem mesmo disponíveis em pacotes profissionais de edição, como, por exemplo, a aplicação de efeitos de movimentos em imagens, conseguindo corrigir as imagens fora de foco com perfeição.

Tam.: 1,29 Download



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Download de software - Editores de Vídeo para Windows

VideoSpin 2.0

 O VideoSpin é um editor de vídeos desenvolvido pela Pinnacle Systems e que possui o diferencial de ser totalmente gratuito. Ele permite que o editor trabalhe com um sistema não linear de edição, utilizando ferramentas de corte práticas e rápidas de usar.
Tam.:162MB  Download

VirtualDub1.9.11

Este programa é um excelente pré-processador de vídeos em AVI e MPEG. Chama-se "pré-processador" porque ele não é exatamente um editor de vídeo como o Adobe Premiere, embora algumas tarefas sejam infinitamente mais simples de se fazer com ele do que com este último. Um detalhe importante é que, embora ele abra arquivos MPEG, ele só salva em formato AVI. Também permite salvar filmes em sequência de imagens.

Tam.: 1,67 MB Download

 SuperDVD Video Editor1.9

Hoje em dia tornou-se comum encontrar vídeos amadores e caseiros na Internet. Na realidade é o que mais existe, graças às facilidades de inserção desse tipo de conteúdo na mídia atualmente. Sites como o YouTube, MySpace e outros permitem a qualquer pessoa com uma câmera filmadora em mãos iniciar seu próprio canal televisivo, com direito até mesmo a comerciais — na maioria das vezes de produtos inexistentes —, entrevistas e novelas, entre outros tipos de entretenimento.

Tam.: 16,30 MB Download

Free Video Dub2.0.0

O Free Video Dub é um programa em que é possível realizar cortes simples em vários formatos de vídeos diferentes, sem perder qualidade e com facilidade.

A edição funciona diretamente no arquivo de vídeo, não sendo necessário codificar (ou recodificar) nada. Isso permite muito mais leveza na utilização e funcionalidade mais rápida.
Tam.: 18,80 MB Download